O que é o amor afinal?

Olavo Campos

Tenho pensado muito nisso últimamente. Para Niezstche o único amor verdadeiro mesmo era o amor fraternal, de pai para filho e tal. Que o amor sexual é estritamente instintivo e animal, e que o amor que um homem sente por uma mulher, e vice-versa, não passa de sentimento de posse.

Acho que ele está certo mesmo… cansei de procurar, de fazer o bem e de ser sempre mal interpretado.

Sempre tive uma visão muito romântica de tudo, coisa de poeta… mas agora não quero mais. Chega de poesia, chega de esperança, chega de música. o mundo é assim: a gente trabalha, se foca, cria uma carreira, sobrevive ou fica rico, acha uma mulher que goste de transar, de preferencia com a gente, às vezes se casa, faz uns filhos e ora pra água na terra não acabar ou o clima fuder com tudo até o dia que vamos morrer. Não necessariamente na mesma ordem!

Em um texto que escrevi há muito tempo atrás, acho até que postei neste blog há alguns poucos meses, eu disse os acertos não são assim tão importantes pq não nos incluem coisa alguma. Servem mais para permitir se gabar do que já sabemos ou do que já somos capazes. Que são os grandes erros que nos fazem evoluir, onde buscamos sanar as falhas na eterna busca pelo "ser melhor". Mas como diz o "velho deitado": MANTER-SE EM ERRO É BURRICE.

Ora pois, donde vem este guerreiro que me habita, que insiste na luta perdida? que não recua? que não se rende? que rasteja nos pantanos do desprezo em busca de um troféu quebrado que, por mais que possa ser reparado, possui cicatrizes em sua superfície que solda alguma jamais será capaz de apagar?  Que vê mas não enxerga a existencia de caminhos menos tortuosos e mais agradáveis de seguir jornada. Minha vida é isto, ou, ao menos, foi isso que ela se tornou.

O amor e a luta são faces distintas da mesma moeda!

Como Cervantes que eternizou um louco, pela sua ambição de ser alguém valente o possível para estar disposto a dar a vida pela sua amada Dulcinéia mas morre longe de seu amor imaginário. Como shakespeare que em Romeu e Julieta compõe uma ode á dor e à morte pela satisfação de estar junto de quem se ama. Como o pobre Adso e seu sofrimento sacro por uma camponesa na obra de Umberto Eco. Ou ainda como o próprio Rei Édipo, condenado a uma vida amaldiçoada por gerações por conta do seu amor incestuoso.

A dor é comercial, o amor nem tanto e, mesmo que eu refute tal afirmação, ela não deixa de ser verdadeira. sendo assim, o que fazer? concluo, e esta conclusão só serve para minha própria pessoa, que não resta outra alternativa a não ser continuar amando e se não doer é pq não merece ser escrito.

Anúncios
Esse post foi publicado em Crônica. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O que é o amor afinal?

  1. marcela disse:

    Como sempre neh? rs Gostei muito do seu texto! Mas NEM SEMPRE é assim! AMOR sendo AMOR ele é verdadeiro, "eros", "filos" e "ágape – Qualquer tipo de amor…..
    Amor é tudo aquilo que, espera, crê, suporta, ele é paciente, não arde em ciúmes, pois o Amor vem de Deus e tudo que "AMA" é nascido de Deus!
    Independente seja esse tipo de Amor, ele é um sentimento de dedicação absoluta sem querer/ esperar  nada em troca, (as vezes rs) mas ele é benigno, ele é puro, mesmo com todo "instinto animal" ama -se… Não precisa buscar o amor, deixe que ele venha até você, mas esteja preparado e aberto para recebê -lo, e tenha esperança sim, pois se você não tem esperança em sua vida não precisa mais viver. E porque continuar lutando por algo que está perdido? Mude o foco, avance nas etapas, evolua! oO que você quer está dentro de você!! E se sua vida se tornou algo assim busque estratégias para melhorar… Não se feche em seus pensamentos, em dores que fizeram a você, oujulgamentos errados por estarem também feridos, ou no que VOCÊ está sentindo… Continue com sua visão poética em tudo isso te traz felicidade? Então porque tirar isso de você? Isso é um dom uma dádiva, são pra poucos,  e se uma pessoa conseguiu fazer com que isso em você morresse, é porque não TE AMA, e nem fez por merecer!! …Não vou falar mais aqui se não fico até amanha!!!! mas saiba que amo você! pela pessoa que você é! amo você com amor que vem de DEus! Mas … continuar amando e se não doer é pq não merece ser escrito….?????Bjos honey!
    Tchela -bh 

  2. marcela disse:

     Ou Então….. Continue lambendo "patas" rs… Sendo capacho "assumido! ou sei lá!
     A vida é uma questão de escolha!!! Amar também…
    bjos rs…..
     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s