Pão de Queijo Tradicional Mineiro em 4 Passos

Tenho alguns leitores no meu Blog de outros estados e até amigos em outros paises. Para os amantes do Pão de Queijo, para os mineiros que não moram  mais aqui e a quem mais interessar, deixo uma receita do quitute tão apreciado Brasil afora. É facin de fazê, uai!

  1. Numa Bacia, despejar 1Kg de queijo canastra (curado ou meia cura) ralado fino e o polvilho doce (1Kg), misturando com uma colher. Derreter a manteiga (250g) e a margarina (250g), deixar esfriar e virar na bacia. Mexer. Quebrar de 5 a 6 ovos, um a um, e juntar cerca de 200ml de leite frio, aos poucos, para dar o ponto.
  2. Agora, chegou a hora de amassar muito bem todos os ingredientes. O forte vaivém das mãos dura cerca de 10 minutos. O ponto será obtido quando a massa não grudar mais nos dedos. Deixar a massa descansar por 10 minutos. Dica importante: ligar o forno quando começar a amassar os ingredientes.
  3. Com a massa pronta, fazer bolinhas, em movimentos circulares com as palmas das mãos. o tamanho vai depender do gosto de cada um – há os mais tradicionais, menores, e os maiores, que lembram um pãozinho de sal.
  4. Depois de arrumar a forma, qeu não deve ser untada, levá-la ao forno aquecido a 250ºC (fogão a gás). O preparo dura aproximadamente 30 minutos. Sirva quente, ao gosto mineiro, com um cafezinho coado na hora. É bom demais da conta!
Anúncios
Esse post foi publicado em Comidas e bebidas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s