Homo Homini Lupus

Homo-homini-lupusO HOMEM É O LOBO DO HOMEM, já disse Hobbes nos tempos em que tentava entender a natureza humana e o estado de Barbárie que tendemos a desenvolver na ausência de regras sociais.

De fato, o homem é capaz de atrocidades inimaginaveis, isto é indiscutível, mas a questão não é do que o homem é capaz contra o próximo, mas do que é capaz, apesar do instinto de auto preservação, de praticar contra si mesmo.

Entender o que se passa em nossas próprias cabeças é crucial para combatermos o nosso lobo particular, para não deixar que sucumbamos ante nossos ataques contra nossas próprias fraquezas.

É preciso coragem para a jornada, pois, se não vencermos a nós mesmos, quem mais seríamos dignos de desafiar? Levantar após termos cedido aos nossos próprios desejos levianos nos torna um tanto mais fortes, quando leviana não é a ponderação sobre nossas atitudes.

Sun Tzu em seu “A arte da guerra”, aconselha a conhecer o seu inimigo, algo fundamental para encontrar suas fraquezas e superá-las no campo de batalha. Mas nossa batalha, se passa em campo por demais abstrato, de terreno instável e quase desconhecido.

Conhecermo-nos é tão fundamental quanto os cuidados com nossa saúde, para que nos sejamos úteis quando for preciso… e parafraseando Chico Science, nunca nos façamos nenhum mal, seja moral, fisico ou psicológico.

Nosce te ipsum.

Olavo Campos: é um cara que acabou de se derrubar (mais uma vez), por ser escravo de seus sentimentos, mas espera que ao erguer-se, esteja mais sábio e não mais duro… Coisas de Poeta.

Anúncios
Esse post foi publicado em Comportamento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s